Caça as Fake News

As problemáticas presentes na atualidade em nossa sociedade são objeto de estudo no Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, “Mundo em Movimento: explorando fatos e contextos”, da 1ª série do Ensino Médio. Sob este viés, constata-se que é a partir de 2016 que o termo “Fake News” começa a fazer parte da vida cotidiana no que diz respeito à maneira como as informações são construídas e compartilhadas globalmente. Verificar fontes de informação, nesse sentido, sobretudo nos meios virtuais, é de fundamental importância quando se pensa em construir um pensamento crítico e reflexivo com bases autônomas. Desse modo, é imprescindível priorizar plataformas digitais que apresentem conteúdo com propriedade, ou seja, com referências científicas e compromisso jornalístico de seriedade, para que não sejamos manipulados ou controlados, tal como afirma Noam Chomsky. Assim, os estudantes do Itinerário leram, discutiram e refletiram sobre a influência e os impactos das “Fake News” em diversos contextos sociais; participaram de uma “Caça às Fake News” com QrCodes; e, para finalizar, visitaram o Jornal Diário do Sudoeste entrevistando a Jornalista Marcilei Rossi, com a qual puderam aprofundar os saberes sobre a história do Jornalismo, como as notícias são escritas, fontes confiáveis de consulta, e, como se estruturam as notícias no Jornal. Compreende-se, diante desta perspectiva, que as sequências didáticas contribuem diretamente para a efetivação do ensino e da aprendizagem do estudante, tornando-o, cada vez mais, protagonista da sua própria história.

Compartilhe este post:
Colégio Integral
Em 28-mar-2023
Ver mais

Gostou deste artigo? Deixe um comentário.

Como é bom recordar❤️