Desafio de Programação – LudoBot

A palavra “programação”, tão presente em nosso sociedade atual, advém da palavra latina programma, isto é “informação pública, escrita”, e também, da palavra grega prographein, “pro”, à frente, mais “graphein”, escrever. Nesse sentido, as programações de computadores indicam processos de escrita que pré determinam funções e ações; ou seja, podem ser compreendidas enquanto linguagens de computador, e, sendo assim, há de se pensar que não existe apenas uma linguagem de programação. Por isso, almejamos que nossos estudantes sejam capazes de desenvolver autonomia no pensamento computacional para que possam compreender as linguagens de programação existentes, compreendendo-as, aplicando-as e transformando-as. Para isso, o LudoBot é imprescindível, pois, permite que os estudantes interajam tanto com componentes físicos quanto com programas e aplicativos que os permitem desenvolver suas capacidade de programar em bloco ordenando ações. Depois de aulas teóricas e práticas no Laboratório de Ciência e Tecnologia – LEGO, as turmas dos 9ºs anos trabalharam em grupo para cumprir desafios com hipóteses e testes até que o Carrinho LudoBot cumprisse com o objeto da trajetória ultrapassando obstáculos. Assim, foi possível aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre programação em bloco e desenvolver o pensamento computacional.

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Colégio Integral
Em 28-mar-2023
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